PS4
O PlayStation 4 chegou ao mercado oficialmente nesta sexta-feira (15). O videogame, que foi lançado nos EUA e Canadá, inicia uma era chamada de "nova geração de consoles". O TechTudotestou o PS4 e traz as primeiras impressões de um dos lançamentos mais aguardados do ano no mundo da tecnologia.
O design do PlayStation 4 é incrivelmente bonito. Simples, mas com toques de extremo bom gosto. A começar pelas iluminações de LED na parte superior do console e na parte traseira do controle. Além disso, o visual arrojado do aparelho, sem uma forma muito "reta", mas sim algo com "camadas", é muito interessante.
Acessórios
O pacote original do PlayStation 4 vem com o console, manuais, um cabo HDMI, um cabo de força e um controle DualShock. À parte, podem ser comprados o dock para mantê-lo na posição vertical, mochila, câmera para captar movimentos (e fazer reconhecimento facial para desbloqueio do console), headset e carregador de controle.
O TechTudo testou apenas o novo DualShock - e ele é (quase) perfeito. Leve, com uma ótima pegada e mantendo basicamente o layout tradicional da série PlayStation no modo de organizar os botões. Entretanto, a ausência de um botão Start e aquela telinha, claro, ainda causam um estranhamento.
Digitar pelo controle está melhor, e a sensibilidade dos botões parece ter sido muito bem calibrada. Nos jogos de esporte, pelo menos, a jogabilidade ficou bem adequada à forma de controlar proporcionada pelo novo joystick. Se alguém tinha dúvidas sobre este controle, pode ficar tranquilo: ele é ótimo.
Quem já testou o controle do PS4? Será que ele é isso tudo mesmo?
Menus
O visual do Dashboard do PS4 é simples, porém, eficiente e intuitivo. Não há muitos rodeios. ASony já havia dito que estava fazendo um console para os gamers e isso, claramente, aparece em todos os aspectos da sua simplicidade. Basicamente, são menus diferentes - um acima e um abaixo.
No superior, ficam: PS Store, notificações, amigos, mensagens, party (o bate-papo por voz), perfil, troféus, configurações e desligar. No inferior: novidades, jogo em execução, Playroom, ao vivo do PlayStation (com transmissões de jogos feitas pelos usuários), o navegador de Internet e a Biblioteca de jogos baixados na PSN.
Um detalhe que impressiona é a grande rapidez de tocar no botão Home e ir para o seu menu, enquanto está executando um game, e depois tocar nele de novo para retomar a jogatina. Este processo demorava demais no PS3. No PlayStation 4, não. É quase que instantâneo.
Visualmente, pode-se dizer que ele mantém um pouco o padrão do PlayStation 3 e da PSN que foi recém-lançada no console anterior. Porém, claro, com diferenças no seu posicionamento de ícones e também nos recursos que são oferecidos aos usuários - além do desempenho, muito melhor.
Desempenho
Ao iniciar o console, você precisa fazer a configuração dele: idioma, data e hora rede, câmera e aceitar os termos. Só depois você chega ao menu principal. Mas é tudo na velocidade esperada. Nem muito rápido, nem muito lento. Então, vem a atualização - necessária para realizar qualquer tarefa. Dura em torno de 15 minutos.
Quando você pensa que acabou, nada disso, o console reinicia e instala o update. O processo demora, ao todo, cerca de 25 minutos. Depois, enfim, o usuário pode usar tranquilamente seu console. Nos testes do TechTudo, impressionaram os aspectos de desempenho, que foram bem positivos.
Mais alguém vai comprar lá fora ou pagar os R$ 4 mil?
O carregamento de jogos está rápido. É possível jogar antes da instalação terminar, como se fosse um preview do game, e a navegação entre os menus está bem fluida. Esqueça aqueles pequenos travamentos e demoras de um menu para outro do PS3. Com o PS4, tudo está simples, bonito e muito rápido.